Song Ci criou em 1.247 manual pioneiro sobre pericias judicias forenses em medicina

O pesquisador Song Ci é considerado pai da medicina forense forense na China. Em torno de 1247 criou manual em diversos volumes sobre perícias forenses para Magistrados e Médicos Legistas chamado “Xi Yuan Ji Lu”, conhecido no idioma Inglês como Collected Cases of Injustice Rectified ou como Collected Writings on the Washing Away of Wrongs.

Considerado um dos primeiros livros sobre exames judiciais do mundo, a monografia de Song Ci apresenta orientações sobre como princípios e métodos próprios da ciência forense podem ser empregados para corrigir atos injustos. Definiu termos como injurias de tecidos e ossos, organizou leis sobre como realizar autópsias, apresentou métodos para a análise de acidentes, identificação das causas de morte, determinação do tempo em que ocorreu a morte e muitos outros estudos pioneiros sobre perícias judicias forenses.

Song Ci atuou como juiz e conduziu diversas perícias judiciais, o que lhe proporcionou colecionar muitos dados relevantes utilizados na produção do seu manual.