Em foto de 2003, o Ministro Jaques Wagner (centro), presidente do TST, Francisco Fausto, e o ex-ministro Arnaldo Sussekind (foto: Ana Nascimento – Agência Brasil ABr)

Fundador e primeiro presidente da ANDT, Arnaldo Lopes Süssekind (1917-2012) integrou a comissão nomeada por Getúlio Vargas responsável pela elaboração da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), de 1943, sendo depois ministro do Trabalho e ministro do Tribunal Superior do Trabalho e seu presidente. Foi perito da OIT — Organização Internacional do Trabalho e representante do Brasil naquele organismo internacional. (Vide notícia em Consultor Jurídico: www.conjur.com.br).

O jurista faleceu em 09/07/2012, dia em que completaria 95 anos de idade, segundo informações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro. I integrou a comissão nomeada por Getúlio Vargas para elaborar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1942, além de ter sido, durante o governo de Castello Branco, ministro da Agricultura (1964) e do Trabalho e Previdência Social (de 1964 a 1965).

Süssekind foi ainda ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) por seis anos, até 1971, e seu nome batiza o prédio da sede do TRT do Rio. (vide notícia de Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil)

Veja também