Archibald Rudolph Reiss

Archibald Rudolph Reiss (1875-1929), nascido na Alemanha e depois mudou-se com a família para a Suíça onde se formou e se doutorou em Química na Universidade de Laussane.

Seu interesse sobre fotografia proporcionou-lhe a oportunidade de assumir a chefia do laboratório fotográfico da universidade onde desenvolveu aplicações em ciência forense. Em 1909 fundou o Instituto de Polícia Científica dessa universidade e fortaleceu o ensino de ciência forense.

Seu grande conhecimento sobre fotografia e sua notoriedade como cientista forense proporcionaram importantes contribuições na coelta de evidências em locais de crimes.

Entre suas diversas publicações, destacam-se o manual para a polícia científica sobre roubos e homicídios (Manuel de Police Scientifique. Vol. I Cambriolages et Homicides), manual sobre falsidade e contrafações (Volume II. Faux), manual sobre identificação (Volume III. Identification) e manual sobre organização da moderna polícia científica (Volume IV. Organisation de la Police Criminelle Moderne).

Em 1913, Reiss esteve em São Paulo, Brasil, lecionando ciências forenses, mas logo após transferiu-se à Servia onde fundou seu instituto de polícia científica e participou de congressos policiais internacionais.

 

Fontes e Referências:

Archibald Rudolph Reiss – Wikipedia

Reiss, Rudolph Archibald – eNotes Study Smarter

Veja também